14 maio 2010
Extraterrestres: seres bons ou prejudiciais à Terra?
Uma pesquisa sobre Ovnis realizada em uma revista americana constatou que 86% das pessoas acreditavam em extraterrestres; mas será que podemos crer na vida fora da Terra, o que seria crucial não só para a ciência, mas para a sobrevivência da espécie humana?
Stephen Hawking, o físico ateu mais respeitado da atualidade disse que acreditar em vida fora da Terra é perfeitamente racional, porém os seres humanos deveriam evitar qualquer tipo de contato, pois os alienígenas estariam apenas interessados em adquirir conhecimento e até mesmo dispostos a roubar nossos recursos naturais. Explicou que o maior desafio não é saber se existem ou não, mas como seria a aparência deles. E mais: "Se os alienígenas nos visitassem, as consequencias seriam semelhantes ao que aconteceu quando Cristóvão Colombo desembarcou na América, algo que não acabou bem para os nativos".
Desde 1940, algumas pessoas começaram a relatar visões que pareciam ser "embarcações" provenientes de outros planetas. Alguns ufólogos investigaram e concluíram que essas naves eram tripuladas por seres inteligentes de civilizações extraterrestres avançadas. O astronauta Gordon Cooper, em agosto de 1965, a bordo do Gemini 5, viu um objeto cilíndrico perto da nave e em 1969, o mesmo Cooper e Neil Armstrong declararam ter avistado objetos não identificados. Seu colega de missão, Al Worden, disse: "acho que podemos ser uma combinação de criaturas que viveram em alguma época do passado e receberam a visita de seres de alguma outra região do universo. Essas duas espécies se uniram e tiveram descendência".
Existem suposições de que os alienígenas podem mudar de forma e de tamanho; isso poderia ser um indicativo de que não são provenientes de outros sistemas estelares, mas sim, de outras dimensões. Por isso justificaria o fato de não fazerem um contato formal, mas através da materialização holográfica, enviando imagens quadridimensionais, ou seja, uma projeção a distância como uma realidade subjetiva e não objetiva. Desde a década de 80, os radares do DAC no Brasil identificam pontos luminosos com possibilidade de serem de contatos alienígenas.
O mais intrigante é o fato de que alguns extraterrestres se mostrarem como seres humanóides, respirando nosso ar e não demonstrarem medo em contrair algum vírus, além de se adaptarem bem à gravidade da Terra. Além disso, quem os viu, revela que mostram emoções reconhecíveis em seus rostos, além de entendem nossa língua. Por isso fica a pergunta no ar: seriam estes visitantes bons ou maus?
Matéria de Monica Buonfiglio no site Terra.
Postado por Liba...
13 maio 2010
Ihhhh!!! Demorou....Heroes tá indo pra banha, mas pode virar filme...hein!?!
Faaaaaaaaaaala meu pollllllllvo!!
Sim, é triste mais é verdade (ou não)!
A série que por muitos eram considerada de estremo potencial, porém nunca consolidada tá na beirola do poço de piche e deve ser cancelada pela rede NBC.
A série estava em sua quarta temporada e era ponto de discórdia entre os fãs, principalmente por não aplicar o potencial dos heróis e de seus poderes, ou seja, era aquela papinha de mingal (Eu quero ver saaaaaaangue, raios e pancadas...Hell Yeah!).
Maaaaaaaaas, entretanto, todavia, veja bem...é bem possível que, para acabar com a brincadeira seja lançado um filme para contar o final da história e acabar com a brincadeira toda.
Era só o que me faltava, além de ruim ter a história mal contada.
Eu como sou teimoso igual a uma mula é claro que vou assistir até o fim.
Fonte: Jovem Nerd.
Postado por: Liba...
04 maio 2010
Tipologia dos ET´s
Diz Penelope: pesquisando um pouco mais sobre a tipologia dos ET´s, sabe-se que, existem vários tipos de extraterrestres, pelo menos 30 raças distintas nos visitam. Alguns, apesar de semelhantes, como os intra, sejam religiosas, ou até mesmo, místicas, várias são as traduções para os seres compostos de energia, ora são Anjos, ora são Alma Branca, mas enfim, seja a nomenclatura usada em vários locais, na tipologia extraterrestre temos identidades bem definidas. Se quiser saber mais, leia esta matéria, compare com os esteriótipos do nosso mundo "trivial":
Segundo PortalUfoNet, a ufologia dividiu em classes distintas, os seres seriam resumidos em:
- ALFA são aqueles que tem aproximadamente a altura de 1,20 metros, cabeça e olhos grandes, sem nenhum tipo de pêlo aparente, usam macacões colantes ao corpo e normalmente tem a pele na cor cinza (gray)
- BETA são muitos semelhantes aos seres humanos, muito comum os loiros com olhos verdes e com aproximadamente 1,80 metros de altura. É muito provável que somos descendentes desses seres.
Há quem diga que há mais dois tipos de extraterrestres: Grobonóides, que são seres bons e os Surocrarpitros, que são malvados.
Confira abaixo alguns prováveis tipos de extraterrestres:
Greys
Esta é a raça mais comum identificada pela Ufologia. São muitos os avistamentos, histórias e teorias referentes a eles, feitas de visionários da Nova Era a diferentes cientistas. Os Greys, como são apresentados pela comunidade científica, são muito comumente descritos por suas vítimas de abduções. São considerados demônios ou raça de energia negativa, com motivos e propósitos desconhecidos em relação à Terra. Eles parecem estar abduzindo, estudando e testando vários indivíduos. São freqüentemente relacionados com muitas outras raças, como os Reptilianos e com diferentes teorias de conspiração - uma mistura de visões científicas e Nova Era. Uma das teorias afirma que uma ou mais de suas espaçonaves se chocaram e foram capturadas pelo governo dos EUA. O governo americano então fez um acordo secreto permitindo que eles façam abduções de humanos em troca de tecnologia. A teoria da conspiração finaliza, afirmando que os Greys não mantiveram a sua parte no acordo. Estas são as descrições dos diversos tipos de Greys: (são todos humanóides, com cabeça, tronco, dois braços, duas pernas e dois pés) :
1: Os Greys mais freqüentemente vistos têm em torno de 0,60 cm a 1,20m de altura, muito magros, olhar delicado, de baixo peso, olhos negros extremamente penetrantes e inclinados sem pupilas, vestígios de boca e nariz, cabeça muito grande, com queixo pontiagudo. A cor da pele varia do cinza escuro ao cinza claro; do pálido ao branco e pode também ser bronzeado. Não há pelos em seu corpo.
2: Outros também comumente vistos são semelhantes aos descritos anteriormente, exceto nos seus 15,24 cm de altura, e parecem dar as ordens. Uma variação deste mesmo tipo descrito são os olhos negros arredondados como grandes botões negros.
3: Mais um tipo de Greys: são como pequenos robôs, atarracados e pequenos, com um liso e redondo capacete, com negros e profundos olhos, com o contorno da boca arredondado, tronco quadrado mostrando círculos concêntricos, cheiram como cabeça de fósforo queimada, e a pele tem a coloração cinza cogumelo. Este Greys agem como guardas de segurança. Outras variações são descritas como Reptilianos com garras parecidas com os insetos louva-a-deus. Há também relatos de crias de cruzamento que não tem de formas exatamente como humanos ou como Greys.
Zeta Reticuli Greys
Zetas Reticuli Greys, provêem de Zeta Reticulan, próximo à estrela Barnard, nas vizinhanças do sistema estelar de Orion. São baixos, cinzas em cor e possui sistemas sexual e digestivo hipertrofiados. Eles são criados mediante um processo de clonagem da engenharia genética alienígena. Eles são uma raça antiga e vêm se reproduzindo a si mesmos há milhares de anos. Possuem poucas características faciais, grandes olhos, uma pequena boca e não possuem nariz.
Os Zetas são um dos envolvidos nas mutilações de gado, eles absorvem certos nutrientes das partes mutiladas do gado para se alimentar, essas substâncias provêm de partes como lábios, nariz, genitais e reto além do sangue. Para absorver os nutrientes, eles utilizam peróxido de hidrogênio, que facilita a absorção dos nutrientes pela pele, assim como facilita a eliminação do que sobrou da digestão celular, também feita pela pele.
Os Zetas já foram referidos como "pequenos homens verdes" porque eles tendem a ficar com a pele esverdeada quando não recebem comida o suficiente.
Zetas não são os controladores de seu próprio destino, eles são subservientes à uma raça reptilínea. Os Zetas procuram liberdade para eles, e acreditam que possam conseguir isso na Terra, existem muitos que deserdam para trabalhar junto aos humanos a fim de conseguir essa liberdade, mas outros querem ser os mestres da Terra e controlar tudo aqui. Os Zetas dividem-se em duas classes sociais, uma como HAWKISH (Falcão, ave de rapina) e outra como DOVE-LIKE (parecido com pombo(não em aparência, mas em atitude/perigo)), estes últimos são mais capazes de fazer negócios com os humanos, são uma espécie de embaixadores, a outra é mais guerreira, bruta. Os Zetas que deserdam ajudam os humanos a se prepararem para uma futura confrontação com os reptilians, que devem chegar numa espécie de asteróide, trazendo cerca de 30 milhões de reptilians, que irá parar próximo à Terra.
Bellatrax Greys
Os pequenos cinzas, são menores que os Zetas, e são de um sistema estelar próximo à constelação Orion, eles são extremamente pequenos (45,2cm aproximadamente). Os BELLATRAX GREYS e os ZETAS são parecidos geneticamente e provêem da mesma linha genética e são muito parecidos, exceto pela altura.
Orion Greys - Altos
A outra raça de Greys é alta, com grande nariz. Eles possuem largo narizes e têm entre 2,13m a 2,43m de altura. Eles estão baseados nas Ilhas Aleutian e também já foram vistos na Rússia oriental. Essas criaturas são hostis, eles tentam nos influenciar utilizando governos, possuem tecnologia capaz de fazer coisas que para nós pareceria milagre.
Num caso na Rússia, uma mulher com uma perna deformada foi capturada por estes seres e foi liberada a milhares de milhas da onde fora capturada, só que sua perna estava perfeita, curada. Mas os alienígenas não curaram sua perna, eles transplantaram outra perna no lugar da antiga.
Os Orion grays dão a impressão de serem benevolentes com os humanos, mas eles estão interessados mesmo em engenharia genética e os humanos são como cobaias, eles querem obter o controle das massas através de negociações com pessoas em altos cargos governamentais.
Deros/Teros
São civilizações alienígenas subterrâneas. Os Teros são mais amigáveis e ajudam os Deros que são mais impulsivos e dementes devido ao excessivo poder. Vivem em bases subterrâneas ou subaquáticas, muitas das lendas descrevem eles como Leprechauns e Trolls, são competidores com os Greys e possuem as mesmas qualidades e não merecem a confiança.
Lirianos
Esta é a mais antiga das raças, da qual emergiram nosso ramo da raça humana, incluindo os tipos Nórdicos, os Orions, e mesmo os Greys.
Totalmente guerreira no início de sua civilização, a raça liriana aprimorou seus modos e é agora espiritualmente e tecnologicamente evoluída, chegando ao nível dos Plêiades.
Sirius
Membros da Confederação dos Humanos. Eles são uma raça hipotética, aquática, algo como uma versão de golfinhos e baleias.
Eles dizem viver numa consciência crística e estão no sistema solar muitos ligados a nossas maneiras físicas. Eles também exercem um papel na ajuda à Terra, mas fazem isto de forma sutil, em nossos oceanos.
Reptilianos
A raça Reptiliana, de Draco, um planeta conquistado, é controlada pelos Greys por meio de um implante ( o mesmo que implantam em humanos ).
Eles também dizem ser a mente mestre dos planos de abduções. Possuem uma recém-criada "meia-criatura" com implantes para derrotar a Confederação dos Humanos. Os Reptilianos também usam os humanos como alimento.
Draco Mothmen
São alienígenas de habitat noturno, negros e possuem asas que habilitam-lhes o vôo, visitaram muito a Terra no passado, possuem olhos vermelhos. Existem muitas lendas do passado, relacionando eles aos Gárgulas, Valkírias e vampiros.
Eles não gostam de atrair muita atenção para si mesmos.
Vega
Membros da Confederação dos Humanos. Estas raças são as mais citadas em livros, publicações e grupos de discussões.
Andrômedas
Formam uma raça não física de seres "angélicos" da Galáxia Andrômeda. Eles formam essencialmente a força espiritual dentro do Comando Ashtar e são os guias entre os Plêiades e de todo nosso ramo de evolução humana. Não somente isto, mas eles são a força líder também junto a menor e mais diferente raça do ramo da evolução: Cygnusiana - tranqüila, viçosa, anfíbia como as criaturas vindas de planetas da Constelação Cygnus.
Mais uma vez, os seres da Galáxia Andrômeda estão ajudando os seres da nossa própria Via Láctea a crescer; é um exemplo macrocósmico de como a civilização plêiade está ajudando o crescimento da Terra.
Arturianos
Membros da Confederação dos Humanos. Os Arturianos são uma raça muito espiritualizada que vive em um universo ou realidade de puro amor. Parece haver no planeta deles, um portal de alguma espécie, o qual transmite alta energia ao nosso universo dimensional.
Arianos (Louros)
Humanóides, louros, nórdicos...que trabalham com os greys. Dizem ter sido capturados pelos Reptilianos e também terem implantes. Eles dizem ter uma tendência a mudar a sua lealdade entre os Reptilianos e a Confederação dos Humanos.
Azuis (Guerreiros Estelares)
Azuis dizem ter pele translúcida, olhos de formas amendoadas e pequena estatura. A grande questão do aprendizado deles é "perseguir sua paixão", não sendo pressionado por nada, mas sendo o que e quem são.
A informação sobre os Azuis vem de Robert Morningsky, um dançarino da tribo apache Hopi. De acordo com Morningsky, os primeiros contatos alienígenas começaram entre 1947 e 1948, com os Greys contatando o governo dos Estados Unidos para firmar um tratado entre eles.
Outros alienígenas contatados à época, eram os Azuis.
Eles aconselharam o governo norte-americano a não negociar com os Greys, informando que isso poderia levá-los a um desastre. Aconselharam também aos Estados Unidos perseguir sua própria trilha. Disseram que ensinariam em paz e harmonia se os homens se desarmassem e os ouvissem. Os militares disseram não ao acordo com os Azuis. Eles então se afastaram, mas aos poucos decidiram permanecer no nordeste do México e do Arizona e fizeram um acordo com os indígenas.
Estes alienígenas são conhecidos pelos índios como Guerreiros Estrelares. Os Greys começaram, então, a monitorar os Azuis, que tiveram que fugir da reserva indígena. Uns poucos índios idosos foram com eles.
A lenda Hopi conta que havia duas raças: "as crianças de pena que vieram dos céus"; e "as crianças dos répteis, que vieram do fundo da Terra". As crianças dos répteis perseguiram os índios Hopi fora da Terra. Estes demônios subterrâneos eram também chamados de "dois corações".
Centaurianos
Estes são do tipo louros nórdicos que vêm de Alpha Centauro. Como os Plêiades, procuram nos ajudar no crescimento espiritual, mas não tomam um papel ativo como as outras raças.
Os Centaurianos têm mantido contato com algumas pessoas selecionadas na Terra.
DALs
Esta raça de tipo nórdico vem do chamado Universo DAL. Eles são um ramo dos Lirianos. Espiritualmente e tecnologicamente estão de 300 a 1000 anos à frente dos Plêiades.
Eles estão ajudando os Plêiades de maneira muito similar a ajuda que dão aos terráqueos.
Coletividade de Extraterrestres
Confederação dos Humanos (Confederação Intergaláctica)
Esta é a mais freqüente referência à "Confederação Intergalática", liderada pelo Comando Ashtar.
Consiste em uma organização de seres espaciais nascidos da energia positiva, que estão ajudando a raça humana a longo tempo e desejam protegê-la. Incluem-se os Vegas, Arturianos, Sirius, Plêiades, Lirianos, DALs e Centaurianos.
Plêiades
Os Plêiades são uma coletividade de extraterrestres do sistema estrelar Plêiade. Sua cultura é antiga e parece vir de outro universo de amor, muito antes da Terra haver sido criada. Eles formam uma sociedade maravilhosa a qual vivem com idéias e ideais que ainda não nos são familiares.
Os Plêiades começaram um projeto de contatar e inspirar os humanos terrestres a tomar de volta a sua força interior e criar uma realidade melhor para eles mesmos. Eles estão aqui como embaixadores de outro universo para ajudar a Terra na sua transição da terceira dimensão à quarta e assistir a cada um de nós no esforço de conscientização e conhecimento interior.
Como seu projeto tem se tornado muito bem sucedido, muitos ET's têm se juntado ao grupo, alguns de outros sistemas estrelares. Assim, o grupo recentemente trocou o nome de Plêiades para Plêiades Plus. Ele ensinam a forma de energização metafísica pessoal e social, com amor e de forma clara.
Os Plêiades falam como uma coletividade e não indivíduos. Eles não aparecem sob forma física, mas podem, se quiserem. Eles acham seguro enviar suas mensagens através da canalização, e não atrair muita a atenção.
Uma espécie de lei espacial, proíbe os Pleiades de interferir nos grandes acontecimentos da Terra, mas caso acontece por exemplo uma guerra atômica, e esta atinja grandes dimensões, os pleiades irão interferir, mas não acabar com a guerra, apenas diminuirão as conseqüências.
Império de Orion (Forças de Orion)
Os Orions são formados por duas raças opostas. O "Conselho de Luz" , do sistema estrelas de Betelgeuse, e os igualmente poderosos demônios Orions, do sistema estrelar de Rigel.
Os Orions tomaram muitos dos planetas de nossa galáxia de raças de menor espiritualidade, mas sempre foram confrontados pela Confederação Intergalática. A parte conquistada do Império Orion foi derrotada há 200 mil anos, pela Confederação Intergalática, mas os Orions não haviam ameaçado a Terra até então.
Eles estão no momento se preparando para alçar "a quarta dimensão", assim como nós na Terra.
De fato, algumas pessoas da Terra são Orions reencarnados que estão aqui integrando com sua negatividade e assim permitir a ambos os mundos a ascensão.
Fonte: Portal Ufo Net
Plasma Individual: O Fogo que Não Queima
Diz Penelope: Nas pesquisas realizadas nos portais de todo Brasil, encontrei vários relatos, sobre o tal Plasma Individual... segue um dos depoimentos que encontrei sobre o assunto.
É o relato de Magali:
O plasma é um fogo que não queima, é uma espécie de "banho" que recebemos. É realizado através de uma tecnologia biomecânica extraterrestre, é uma luz direcionada, é um objeto plasmado que interage na 3a dimensão, que vem de uma distância infinita da terra para trabalhar o nosso campo vibratório, para nos ajudar na evolução, no despertar, para nos beneficiar, e ajudar em nosso compromisso.
É uma luz que vem de qualquer direção, da mata, da pedra, de uma folha, nada impede esta luz. A luz que entrou dentro do nosso corpo trabalhou algo que estávamos precisando naquele momento. Pude sentir um cheiro de Ozônio (não de queimado), o calor do fogo percorrendo meu corpo, o fogo é visível e é uma experiência emocionante.
Para passarmos por esta interação foi necessário um mínimo de carga vibratória, que está ligado a carga elétrica das células, ao condicionamento físico, e alimentação. A energia precisa estar fluido em ritmos uniformes em tudo.
Importância do Banho de plasma:
* Ficamos com mais energia, mais saudável, mais dispostos, aumentando a imunização do corpo, gerando mais energia vital.
* Equilibra o nosso campo eletromagnético, potencializando e direcionando a consciência e razão (com isso equilibramos tudo).
* Teremos mais facilidade (habilidade) passa a distinguir o bem do mal, o certo do errado.
* Aumentamos nossa capacidade de armazenar a energia
* Conseguiremos manter por mais tempo o contato com os seres.
* Conseguiremos realizar com mais facilidades nossos desejos, materializando-os com mais facilidade.
* Teremos facilidade de mudar o campo eletromagnético das outras pessoas.
* Teremos mais facilidade em vencer as barreiras que encontramos na realização de nossa missão.
* Teremos maior proximidade com os seres.
* É como se você passasse uma régua em todos os tabus, conceitos, valores que fomos condicionados a aceitar pela sociedade, pelas linhas de pensamentos.
* Equilibramos principalmente nossas glândulas.
* Ajudou a desenvolver todas as nossas faculdades mentais até mesmo aquelas que não tínhamos o menor conhecimento, como talentos artísticos, música, artesanato, etc, não importa a tendência.
* Desenvolvimento da telepatia
O plasma individual polarizou uma energia, como uma freqüência muito superior a aquelas que nós tínhamos até então.
Para se conseguir tal freqüência, é necessário estarmos nos preparando constantemente, pois, tudo isso não se consegue da noite para o dia. É preciso dedicação de vários meses cuidando do seu corpo, para que a energia flua em ritmos uniformes em todos os nossos chacras. Além do mais, nosso estado consciencial também é avaliado pelos ultras e conforme forem nossos débitos e créditos, seremos classificados ou não.
Vícios, bebida, drogas, cigarro, atrapalha atingir os 70%, mas quando atingimos e passamos pelo banho, conseguiremos nos livrar de todos esses vícios de uma maneira gradativa, automática sem muito esforço.
Para chegar aos 70%, 60% depende da parte física e 10% da parte energética de cada um.
Para a parte física:
* Comer proteínas – principalmente de clara de ovo e carne.
* Vitaminas C e Exercícios físicos.
* Tomar sol no horário que ele não é prejudicial.
Diz Penelope: No site www.ufotvonline.com.br, você encontra maiores informações sobre o assunto e sobre o Projeto Portal, grupo que coordena grande parte desses trabalhos...
Diz Penelope: enfim, o Plasma Individual tem a função de acelerar o campo eletromagnético e sincronizar as celulas de uma pessoa, para assim preparar o campo energético para um futuro contato físico com estas raças extra-terrestres.
Fonte: 49ppexperiencias - Realidade que Parece Ficção
UFO Tv On Line
Imagens Inéditas do Sol pelo Observatório de Dinâmica Solar
A sonda da Nasa, a agência espacial dos Estados Unidos, lançada para estudar o Sol enviou as primeiras imagens do astro. Chamada de Observatório de Dinâmica Solar (SDO, na sigla em inglês), a nave enviou imagens de explosões gigantescas e grandes arcos de gases.
A alta resolução das imagens enviadas pela sonda deve ajudar os cientistas a compreender a atividade solar e o impacto desta atividade na Terra.
O SDO foi lançado do Cabo Canaveral em fevereiro de 2010, custou US$ 800 milhões e deve operar até pelo menos os próximos cinco anos.
Os pesquisadores esperam que, com este prazo de funcionamento da sonda, eles consigam prever o comportamento do Sol da mesma forma que meteorologistas conseguem prever o clima da Terra.
A atividade solar tem uma influência profunda na Terra. Grandes erupções de partículas carregadas e a emissão de radiação intensa podem interferir no funcionamento de satélites, sistemas de comunicação além de significar um risco à saúde de astronautas.
Assista a um dos vídeos liberados:
Os cientistas da equipe do SDO dizem que as imagens recebidas abrem caminho para novas descobertas sobre a estrela central do sistema solar.
"As imagens do SDO são impressionantes e o nível de detalhe que elas revelam, sem dúvida, vai liderar um novo ramo de pesquisa, sobre como os campos magnéticos solares se formam e evoluem, levando a uma compreensão muito melhor de como a atividade solar se desenvolve", disse um dos pesquisadores, o professor Richard Harrison, que trabalha no Laboratório Rutherford Appleton, na Grã-Bretanha.
"É como olhar os detalhes de nossa estrela pelo microscópio", afirmou o cientista à BBC. O SDO está equipado com instrumentos para investigar o funcionamento dentro, na superfície e na atmosfera do Sol.
A sonda consegue imagens completas do Sol com uma resolução dez vezes melhor do que a média conseguida por uma câmera de televisão de alta definição. Isto permite que a escolha de imagens de aspectos na superfície do Sol e em sua atmosfera cujo tamanho pode chegar até 350 quilômetros.
Outra vantagem é que as imagens são enviadas rapidamente, em segundos.
Dínamo solar
Os instrumentos do SDO operam em comprimentos de onda diferentes, com isso os cientistas poderão estudar a atmosfera do Sol em camadas.
Mas, o grande desafio para a sonda será analisar o funcionamento do dínamo solar, uma profunda rede de correntes de plasma que geram o campo magnético do Sol.
É este dínamo que, em última análise, é o responsável por todas as formas de atividade solar, desde as explosões na atmosfera do Sol até as áreas da estrela relativamente mais frias, chamadas também de manchas solares.
Fonte: BBC News
Postado por Penelope
A alta resolução das imagens enviadas pela sonda deve ajudar os cientistas a compreender a atividade solar e o impacto desta atividade na Terra.
O SDO foi lançado do Cabo Canaveral em fevereiro de 2010, custou US$ 800 milhões e deve operar até pelo menos os próximos cinco anos.
Os pesquisadores esperam que, com este prazo de funcionamento da sonda, eles consigam prever o comportamento do Sol da mesma forma que meteorologistas conseguem prever o clima da Terra.
A atividade solar tem uma influência profunda na Terra. Grandes erupções de partículas carregadas e a emissão de radiação intensa podem interferir no funcionamento de satélites, sistemas de comunicação além de significar um risco à saúde de astronautas.
Assista a um dos vídeos liberados:
Os cientistas da equipe do SDO dizem que as imagens recebidas abrem caminho para novas descobertas sobre a estrela central do sistema solar.
"As imagens do SDO são impressionantes e o nível de detalhe que elas revelam, sem dúvida, vai liderar um novo ramo de pesquisa, sobre como os campos magnéticos solares se formam e evoluem, levando a uma compreensão muito melhor de como a atividade solar se desenvolve", disse um dos pesquisadores, o professor Richard Harrison, que trabalha no Laboratório Rutherford Appleton, na Grã-Bretanha.
"É como olhar os detalhes de nossa estrela pelo microscópio", afirmou o cientista à BBC. O SDO está equipado com instrumentos para investigar o funcionamento dentro, na superfície e na atmosfera do Sol.
A sonda consegue imagens completas do Sol com uma resolução dez vezes melhor do que a média conseguida por uma câmera de televisão de alta definição. Isto permite que a escolha de imagens de aspectos na superfície do Sol e em sua atmosfera cujo tamanho pode chegar até 350 quilômetros.
Outra vantagem é que as imagens são enviadas rapidamente, em segundos.
Dínamo solar
Os instrumentos do SDO operam em comprimentos de onda diferentes, com isso os cientistas poderão estudar a atmosfera do Sol em camadas.
Mas, o grande desafio para a sonda será analisar o funcionamento do dínamo solar, uma profunda rede de correntes de plasma que geram o campo magnético do Sol.
É este dínamo que, em última análise, é o responsável por todas as formas de atividade solar, desde as explosões na atmosfera do Sol até as áreas da estrela relativamente mais frias, chamadas também de manchas solares.
Fonte: BBC News
Postado por Penelope
Marcadores:
Nasa,
Observatório Dinâmica Solar,
SDO,
Sol
Assinar:
Postagens (Atom)